domingo, 28 de fevereiro de 2010

Itamaraty adota medidas de assistência ao Chile

O presidente Lula pediu ontem ao Ministério das Relações Exteriores e ao Gabinete de Segurança Institucional medidas de assistência ao Chile, após o registro de um terremoto de 8,8 graus de magnitude.

Lula manifestou “profunda preocupação” com o impacto do tremor: “o governo brasileiro expressa sua disposição de prestar, ao governo e ao povo chileno, a assistência que se faça necessária.”

Além do Itamaraty, o Consulado-Geral do Brasil em Santiago trabalha para dar apoio aos brasileiros que estão no local.

*Fonte: Agência Brasil - 28/02/2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Israel nega mediação do Brasil na questão Palestina

O representante da Embaixada de Israel no Brasil, Rafael Barak, pediu para que o Brasil não interfira nas negociações de paz entre Israel e Palestina e se una à comunidade internacional em favor de novas sanções do Conselho de Segurança da ONU contra o Irã.
O pedido foi feito às vésperas de uma viagem do presidente Lula aos territórios palestinos, entre os dias 14 e 15 de março.

Em entrevista, Barak "enfatizou que o governo israelense quer negociar um processo de paz com os palestinos sem intermediários - no máximo, com o tradicional mediador, os EUA. Assim como a Autoridade Palestina, Israel também dispensou a proposta do presidente Lula de interceder junto ao Hamas para trazer o grupo palestino para a negociação".

*Fonte: O Estado de S. Paulo, Internacional, 24/02/2010

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

A agenda latino-americana do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou ontem uma viagem de cinco dias por México, Cuba, Haiti e El Salvador. Lula chegou ontem a Cancún, para a Cúpula da América Latina e Caribe (CALC), com uma posição maleável em relação a Honduras, defendendo a busca pelo entendimento e o retorno do país à Organização dos Estados Americanos (OEA), o que seria, segundo o presidente, o "primeiro passo para o reconhecimento do governo eleito em janeiro de Porfirio Lobo".

Lula também discutirá, em reunião extraordinária da Unasul (União das Nações Sul-Americanas), resoluções concretas para o Haiti e a reconstrução econômica e social de Cuba a partir do fim do bloqueio norte-americano.

Na quinta-feira, dia 25 de fevereiro, Lula vai a Porto Príncipe para reunião com o presidente do Haiti, René Préval.

*Fonte: O Estado de S. Paulo, Internacional, 22/02/2010

Hillary Clinton estará no Brasil na próxima semana

A Secretária do Estado do governo Obama, Hillary Clinton, virá ao Brasil no dia 03 de março. Hillary visitará outros países latino-americanos, mas almeja encontro com o chanceler Celso Amorim para tratar temas delicados, como a reconstrução do Haiti, a posição brasileira em relação ao Irã e a cooperação econômica entre Brasil e EUA para o presente ano.

*Fonte: Folha de S. Paulo, Brasil, 22/02/2010

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Link Oficial do MRE no YouTube: vídeos

Caros alunos,

Felizmente temos à nossa disposição, para a disciplina Política Externa Brasileira II, excelentes materiais multimídia. Aliás, esses materiais muitas vezes serão a tônica de nossas discussões.

Apresento o link oficial do MRE no YouTube, para que vocês possam se divertir com os inúmeros filmes e entrevistas coletivas dadas pelo Ministro Celso Amorim:

http://www.youtube.com/user/MREBRASIL#

Atenciosamente,
Prof. Lídia

Nova "Guerra das Malvinas"?

A presidente argentina Cristina Kirchner pedirá ao Brasil, amanhã, em evento dos países latino-americanos que ocorrerá no México, auxílio na luta incansável pela região das Malvinas, que desde 1833 estão sob posse britânica (em 1982, durante a Guerra das Malvinas, a Argentina reclamou a posse do local, mas foi vencida pelas tropas britânicas).

A descoberta de petróleo nas águas próximas ao arquipélago gerou novo interesse por parte do governo argentino. Segundo editorial da Folha de S. Paulo, "em reação, o primeiro-ministro Gordon Brown disse preparado para defender o território e seus cidadãos. Esse tom beligerante é ainda mais descabido que o adotado pelos dois países em 1982, na escalada que culminou na Guerra das Malvinas".


*Folha de S. Paulo, Editoriais, 21/02/2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Apresentação do Blog

Caros alunos,

Bem-vindos ao blog da disciplina Política Externa Brasileira II (PEB II ). Utilizaremos esse espaço informativo em nossos debates. O blog será constantemente atualizado com notícias acerca da política externa de Lula. Quando encontrarem alguma informação interessante, mandem por e-mail, para que eu possa postar aqui! Toda contribuição será útil :o)

Obrigada a todos.

Atenciosamente,

Prof. Lídia Prado
P.S.: A apostila com o programa (contendo informações de todas as aulas) e os textos de leitura obrigatória já está disponível no xerox. As pastas dos debates estão separadas por temas.